Negócios de Impacto - O que são?

Esse pensamento nasce da vontade de protagonizar soluções efetivas para os mais diversos desafios socioambientais da sociedade por meio de sua atividade principal

Negócios de Impacto, já ouviu falar? Diariamente surgem necessidades e novas formas de empreender e com isso, diferentes maneiras e objetivos também. O comum é pensar em empresas criando serviços e/ou oferecendo soluções buscando gerar lucro para si, para conseguir fazer seu negócio rodar. Isso pode ser entendido como um negócio comum.

Com o passar dos anos e incontáveis avanços tecnológicos, a interação e relação entre empresa e consumidor mudou. Com informações e acessos instantâneos, com empresas e criadores de conteúdo se misturando e competindo por espaço e visibilidade na palma da mão dos usuários, todo e qualquer mercado foi obrigado a se adaptar a essa nova realidade de interação.

Somente o produto não é mais tão importante, cada vez mais grandes empresas inovam e buscam soluções de entregar melhores experiências aos seus clientes com seus serviços, colocando a necessidade do seu consumidor como principal foco e não somente no seu produto. Existe um nome que define esse novo momento que passamos, chamado "nova economia". Com isso, as empresas cada vez estão se vendo na obrigação de atrelar suas ofertas com retornos palpáveis para terceiros e não somente visando o lucro próprio.

Dessa forma, os Negócios de Impacto entram para trazer um equilíbrio nessa economiae nesse Ecossistema de Impacto. Esse "novo" pensamento de negócio nasce da vontade de protagonizar soluções efetivas para os mais diversos desafios socioambientais da sociedade por meio de sua atividade principal, oferecendo modelos de negócios de uma forma escalável financeiramente sustentável com um propósito maior. Além de trazer maior confiabilidade aos clientes, proporciona transformação social e a valorização de pessoas.

Não é somente uma ação pontual de responsabilidade social ou ambiental, e sim a missão dessa empresa. A atividade principal que gera receita é a mesma que gera o impacto, além do compromisso de monitorar todas essas ações. Na prática, se configura como uma organização de negócio, independente do seu formato jurídico. Não depende de subsídios, ainda que possa receber em diferentes etapas do negócio, com investidores e/ou apoiadores.

Há diversos eixos que podem ser impactados por esses negócios. Em 25 de Setembro de 2015 na sede das Nações Unidas, foram debatidos os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", chamada também de ODS. São uma agenda mundial de 17 objetivos e 169 metas a serem cumpridas até o ano de 2030 para combater inúmeros problemas como a pobreza, fome, desigualdade... Desde então, os Negócios de Impacto buscam um movimento mundial para garantir um mundo melhor, desenvolvendo o empreendedorismo e inovação entre negócios e stakeholders com objetivos legítimos guiados pelos ODS. Prêmio Impactos Positivos 2022 O Prêmio Impactos Positivos é a vitrine de iniciativas que estão direta ou indiretamente participando da transformação e fomentação do ecossistema de impacto do nosso Brasil. Somos uma plataforma digital exclusiva para estimular o entendimento, reconhecimento e a valorização desse setor.

 

 

 

Prêmio Impactos Positivos 2022

O Prêmio Impactos Positivos é a vitrine de iniciativas que estão direta ou indiretamente participando da transformação e fomentação do ecossistema de impacto do nosso Brasil. Somos uma plataforma digital exclusiva para estimular o entendimento, reconhecimento e a valorização desse setor.